quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Salada de tomates moonblush com duas alfaces, brie e hortelã

A foto ficou uma tristeza, não gostei dos tomates da Nigella (salvo seja!) no forno, pois aconteceu-me o que mesmo que a algumas pessoas. Ou seja, era suposto os tomatinhos secarem a noite toda no forno aquecido e depois desligado, mas de manhã estavam quase como lá os tinha deixado. Foi impossível comer a pele que ficou dura como cornos. Não sei como são os tomates ingleses mas os portugueses são de pele rija he he
Deveria ter ligado o forno outra vez mas não me apeteceu. Portanto, vou partilhar a minha experiência e a receita que é muito boa com tomates sem irem ao forno ou, idos a um forno mais potente que o meu. Para descomplicar, façam tudo ao natural que também fica uma delícia :)

Como o calor persiste aí vai mais uma saladinha!

Para os tomates moonblush que é como quem diz, feitos à luz do luar:
500 g (cerca de 24) tomates-cereja ou outros tomates bebé
2 colheres (chá) de sal Maldon ou 1 colher (chá) de sal de mesa
1/4 colher (chá) de açúcar
1 colher (chá) de tomilho seco
2 colheres (chá) de azeite

1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC/gás 7
2. Corte os tomates a meio (uiiiii!) e coloque-os com o lado cortado para cima, num prato de ir ao forno. Polvilhe com sal, açúcar, tomilho e o azeite.
3. Coloque-os no forno e desligue-o imediatamente. Deixe os tomates no forno durante a noite ou durante um dia, sem abrir a porta.

Por acaso gostava de saber se alguém já fez esta receita da Nigella e qual o resultado. Ou se alguém a vai fazer :) Era bom ter mais opiniões acerca dos tomates!

Para a salada:

200 g de folhas de rúcula ou espinafres (usei alface roxa e branca frisadas)
2 embalagens de 100 g de queijo de cabra macio, como o Chavroux (foi mesmo Brie)
1 receita de tomates moonblush (acima)
1 colher (sopa - 15 ml) de sumo de limão
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem
2 colheres (sopa) hortelã acabada de cortar

1. Disponha as folhas verdes num grande prato, retire conchas de queijo macio de cabra e espalhe-as pelo prato.
2. Junte as metades de tomate moonblush, cozinhadas e intensamente vermelhas (dramática ela he he).
3. No mesmo prato em que os tomates assaram, misture o sumo de limão e o azeite e verta sobre a salada.
4. Polvilhe com a hortelã cortada.


Apesar de não termos gostado dos tomates, usei-os para fazer um molho de pizza que ficou altamente :) Desperdício nunca!

56 comentários:

Tânia disse...

Mesmo com os tomates não saindo do jeito que esperavas, eu acho que a salada ficou com aspecto apetitoso....ah, e a foto linda (modéstia sua!).
Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Obrigado por sua visita lá no meu cantinho!!!
Concordo com a Tânia,ficou muito bonita!!!

Bjs...

dannah5 disse...

Essa salada esta com uma cara muito boa, mesmo com tomates de pele durinha! :D
Uma vez vi uma receita da Nigella q ela fez de um jeito a carne moida q eu nao faria, entao acho assim, as receitas dela sao boas, mas as vezes a gente tem q fazer do jeitinho q acha q nos agrada mais, afinal de conta nós vamos consumir!hehe

Olha, um trigo cozido ai também ficaria uma delicia... hehe

beijocas

A União Faz a Vida disse...

Adoro tomate cereja. Aliás, tem um menininho aqui em casa que vibra com eles.
Também adorei a foto.
:)

Cláudia Marques disse...

eheheheheh tu e os tomates...

por acaso fiquei com curiosidade de fazer, já que o parvo do meu forno tem a mania que é potente e às vezes queima-me as coisas... quanto tempo é que tiveste o forno ligado?

a salada deve ser muito boa, com tomates ao luar ou não...

beijinhos

Adriana disse...

Simplesmente deliciosa esta receita.

bjs

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmmmmmmm
amei...
Jinhos

Raspas de Laranja disse...

O amiga, mas que aventuras as tuas com os tomates.... já me ri ao imaginar a tua cara laroca, ao olhar para os tomates, exactamente iguaus ao que tinhas deixado.
Quase todos os dias faço uma saladinha do género, pois o meu filho 'ama' esses tomatinhos, mas não ponho tantas coisas. Bjs
P.S. Com o calor que está, as saladinhas vão-nos acompanhar mais uns tempinhos!

anabenfica disse...

Pois...não posso partilhar qualquer tipo de experiência ctg.

Mesmo a foto sendo ranhosa devo dizer-te que mantém o bom aspecto!

Aproveita agora para as saladas pq o frio está a chegar (espero eu... :p)

Bjitos

Gina disse...

Desperdício nem pensar mesmo. Jogar fora só em último caso. Fez muito bem em transformá-lo em molho, já que triturados e com os temperos, o sabor fica ótimo.
Aqui tem chovido um absurdo, o sol não nos brinda há alguns dias e as saladinha vou adiando...

Mari disse...

Ameixinha, mesmo a receita não tendo saído como você queria, ela parece gostosíssima!!! A foto ficou linda sim senhora! ;)
Estava com saudade de vir aqui a esse cantinho que tanto adoro! =D
Beijo grande,

Mari

»¤Þ䵣䤫 disse...

A salada ficou muito bonita! Msm vc falando que os tomates não ficaram bons! Adoro salada! Nessa só vai ingredientes que adoro! Bjinhos

argas disse...

Aspecto maravilhoso...não saiu como previsto, mas não deve ficar atrás! :D

Calor? Cá tá um frio, que até me gela a espinha :|

Anónimo disse...

Eheheheheheheh
Mto me ri a ler o teu post! ehehehehh
Tu e os tomates n se deram mto bem!
N te posso ajudar pq nunca fizemos esse tipo de saladas :P
Mas q ficou uma saladinha mto caprichada ficou :D
Beijinhos doces *.*

a Trofa tem cozinheira disse...

Sim, os portugueses tem TUDO RIJO!!!! LOL

a saladinha esta LINDA!! e a foto tb!!!

Abelha Maia disse...

É um problema dos tomates, mas deixa lá ficou uma delicia com esses ingredientes.
bjsss

Abóbora Amarelinha disse...

Quer dizer...só te entendes com os tomates da Noémia! é bem feito, quizes-te uns tomates com um nome esquisito, tungas!
Quando não conhecemos, não comemos!

inté

Luisa Alexandra disse...

Olha que para mim está com um aspecto delicioso!

ameixa seca disse...

Tânia, o aspecto é super bom mas a pele dos tomates não desceu de jeito nenhum :)
Manu, obrigada :)
Dannah, concordo... temos que dar o nosso toque às receitas :)
Talula, aqui em casa só as mulheres é que gostam :)
Cláudia M., liguei o forno no início da receita. Foi o tempo de preparar tudo e enfiar no forno... o meu também queima os bolos mas os tomates saíram ilesos :)
Adriana, Bela e Luísa, obrigada :)
Zé, cara de ursa mesmo :) Mas para a próxima nem me dou ao trabalho de os enfiar no forno. Tomates... só ao natural he he
Anabenfica, já ando farta de calor. Era bom que o Outono viesse logo :)
Gina, as estações estão trocadas :)
Mari, estava a ver que nunca mais voltavas :)
Paula, o sabor era bom... a pele dos tomates é que estava a mais :)
Argas, aqui estão mais de 30ºC :)
Marlene, fica uma salada linda mas aparência não é tudo... neste caso os tomates enganaram :)
Bombokita, alguns :)
Abelha, há tomates assim... pequenos mas rijos he he
Abóbora, exactamente... esses é que eram bons tomates. Biológicos... agora tenho ali um tomateiro que vai dar destes tomatinhos. Vamos lá ver como sai a pele deles :)

K disse...

Oi querida, a saudade aperta e tenho que voltar, esse "Canela Moída" é um vício.
Não conheço muito a tal nigella, falta de interesse e de tempo( vou procurar algo sobre ela na net), nem conheço sua receita de tomates, mas minha sogra faz uns tomates muito parecidos com estes, mas na hora de assar usa a potência máxima do forno e deixa a porta entreaberta com uma colher de pau, dá muito certo, eles ficam seco na medida e deliciosos!
Achei sua salada um escandalo, adoro brie!
Beijinhossss, muitos e Feliz Outono

Thais disse...

Ameixinha, que salada gostosa! Os tomates estão lindos sim! :) Ai minha nossa, e com brie...maravilha!
Parabéns pela receita e pelo blog. Gosto muito de passar por aqui, e agora que entrei de vez para o time dos blogueiros, hehehe, minhas visitas serão ainda mais frequentes! rs.
Quero indicar seu blog lá no meu cantinho. Posso? Estou entrando em contato com as meninas/blogs que me inspiraram a criar o meu! :)
Beijinhos

Susana Gomes disse...

Ameixinha, a salada preferida do Esparguete é muito parecida com estas: folhas verdes variadas, tomate cereja, brie e vinagreta de mel e mostarda - dá-lhe!!! :)

Beijinhos.

conceicao disse...

Ameixinha, pode não ter ficado com o aspecto que querias, mas está bonita.
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Menina, ta com aspecto maravilhoso a sua salada e se voc\~e não dissesse não iria perceber que a receita dos tomates não deu certo!
Beijos

Noémia disse...

Olha eu não sei se os tomates estavam bons ou não mas que a foto ficou bem apetitosa, ai isso ficou.
Ainda por cima com o calor que esteve hoje até apetece comer o ecrã! Vem mesmo a calhar uma saladinha.
Tu tens a certeza que para os tomates ficarem moonblush não tens que os fazer numa noite de lua cheia ou então contares-lhes umas anedotas picantes para ficarem bem corados?

Helena disse...

Ameixinha
A salada só pode ser boa,os tomates esses tinha-os agendados para fazer ,mas agora fiquei sem vontade....
Mas talvez tente,porque posso sempre aproveitá-los.
Beijo

Anónimo disse...

Eu até prefiro os tomates ao natural, qual forno, qual quê! :)
Acho a foto bem colorida, parece um jardim de vegetais...eu comia!:)

ameixa seca disse...

Karoline, eu também não conheço bem a Nigella, nunca vi um programa dela porque não tenho TvCabo mas gostei muito do livro :) Acho que essa técnica da tua sogra é bem melhor!
Thais, obrigada pela visita e pelo comentário. Claro que podes adicionar o blog. Quando puder vou visitar o teu :)
Gasparzinha, tem bom gosto o Doutor :)
Conceição, obrigada :)
Andrea, pois é... mas prefiro avisar as pessoas. Não gosto de enganar ninguém. O problema pode até ter sido do meu forno mas é sempre bom dizer :)
Noémia, não sei. Eu fiz como mandou a receita mas a coisa não resultou como eu estava à espera. Comeu-se tudo menos os tomates que ficaram para um belo molho :)
Canela, faz na mesma. Pode ter sido do meu forno ou dos tomates que comprei. Podem ser de casca mais rija e os teus podem ficar maravilhosos :)
Mary, para quê complicar, né? :)

Lourdes Sabioni disse...

Se os tomates viraram um belo molho, então valeu a pena!
Os tomates cerejas daqui, quando achamos, já estão derretendo...KKK..Bjs

ameixa seca disse...

Lourdes, acho que pelo molho até valeu :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

A foto pode não ser perfeita, mas a salada ficou boa de certeza :)
Bjs

sushibaby disse...

Viva o tomate português rijo e com muito suco.
a salada apesar de improvisada saiu muito bem.
Beijinhos

Unknown disse...

Esta saladinha parece fantástica...e com umas cores bem convidativas. Beijokas.

Cininha disse...

Ficou com optimo aspecto essa saladinha, eu adoro esses tomatinhos até para comer tipo cerejas :-)

ameixa seca disse...

Moira, não fosse a pele dos tomates... tinha ficado perfeita :)
Sushibaby, não foi improvisada... foi alterada :)
Sónia, é uma salada muito boa... só temos que estar atentos aos tomates he he
Alcina, também prefiro os tomates ao natural :)

Susana Antunes disse...

Olá ameixinha...
Já de regresso ao trabalho adorei "cuscar" aqui o teu cantinho e desde já te digo que essa saladinha tem um aspecto delicioso.....
Por estes lados adoramos todos esses ingredientes por isso vai ser um verdadeiro sucesso....obrigado por partilhares...
E quanto aos tomatinhos...nunca te dês por vencida.... :)
Boa semana ;)

P.S. A minha cara metade adorou a sugestão do bolo verde....Vai-se lá saber porquê!

Inside me disse...

Tá explicado...não havia lua quando fizeste os tomates...

Se calhar eram mas era tomates del corno :-)

Tirando a rigidez dos tomates até que tem muito bom aspecto...

...se bem que gosto de tomates não moles :-)

... evita os tomates aluados :-)...

beijo

Angela Oeiras disse...

Ora aqui está uma bela saladinha para enfrentar mais um dia de calor que teima em ficar... :) (não tinhamos entrado já no outono???)

Linda e saudável...

Marly disse...

Huumm, ainda bem que voltei para conferir, pois suspeitava que meu comentário (postado ontem)tinha 'caído' numa vala qualquer da web, e não em tua caixa.
Mas eu tinha dito que esperava que alguém respondesse à sua pergunta, pois lendo a receita (lá no site da autora) tive a impressão de
que esses tomates não ficariam nem como tomates secos nem assadinhos como mostra a foto dela.
Tua salada porém ficou com bom aspecto e eu a comeria com prazer!
beijinho.

Carolina Andrade disse...

Mas essa salada está um desbunde, e os tomates ficaram perfeitos, olha o perfeccionismo heim..rsrs. Beijão

Natália Eleutério disse...

Já provei os tomates ingleses, que são super doces e os ingleses comem-nos como se fosse fruta, são excelentes em saladas.
A tua salada ficou com uma cor excelente e a fotografia está bastante apelativa, bjs.

Unknown disse...

Pois quando estiver por aqui não deixe de conhecê-lo, combinado? Um beijo! Obs: salada boa essa sua não? =)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Mesmo assim ficou perfeita!

bjssssssssssssss

Tati - Panelaterapia disse...

Olá, linda salada! Bela apresentação.

Estou seguindo e linkando p/ acompanhar suas atualizações!
Bjs

ameixa seca disse...

Familia Antunes, vencida nunca... destomatada mas nunca vencida he he
2dmim, também não gosto de tomates moles mas daí a comer a polpa e ficar com a casca dura... não tem piada nenhuma :)
Alegna, teoricamente sim... mas na prática não :)
Marly, eu acho que algo está errado já que aconteceu isto à maioria das pessoas. O melhor é usar tomates frescos mesmo :)
Carol, os tomates ficaram tudo menos perfeitos... o problema foi mesmo esse :)
Nani, também gosto destes tomatinhos ao natural, mas esta receita de tomates da Nigella não me convenceu :)
Larissa, combinado ;)
Tatiana, muito obrigada :)

carmencita disse...

Bonita ficou, bem colorida. Sabe que eu também acho esses mini- tomates com casquinha mais rija, faço salada com eles inteiros e quando vc morde estoura na boca, acho uma delícia. Gostei dessa sugestão, mas faria como vc disse com o tomate crú mesmo.Fica uma salada muito apetitosa.Bjss

Manuela © disse...

Moonblush? Lol

Tive muitos tomatinhos cereja este Verão, mas marcharam todos ao natural :)

Beijinhos

Carlota e a Turmalina disse...

Querida....
moonblushes...que delícia...nhammmm...deu-me água na boca!!!

shinji disse...

Feliz Dia Canela (^L^)
Achei sua salada muito boa, apesar do que ocorreu com o tomate a demais esta muito bom. Vira e mexe faço uso de tomate cereja e acho que como as peles delas são bem mais resistente talvez o ideal seria tirar as peles como se faz com as saladas de uvas verdes, é só uma suposição tá, pois eu também nunca retirei as peles para levar ao forno. Sayonara

Mary disse...

Olá,Ameixa,
Está fantástica essa salada.Que sabe sempre bem.
Por acaso já estive a olhar para essa receita no livro da Nigella.Mas ainda não houve tempo para fazer.Talvez faça um destes dias depois digo como correu.

bjs

moranguita disse...

ameixa mesmo nao tendo corrido bem ao inicio deste bem a volta ppor cima sim senhora.
beijinhos e um bom fim de semana

ameixa seca disse...

Carmencita, também gosto destes tomatinhos. O problema foi tentar assá-los :)
Manuela, eu tenho ali uns a ficar madurinhos. Ao natural é a melhor maneira de os comer :)
Turmalina, obrigada :)
Shinji, não sei é se o tomate sem a pele se mantém direitinho ao assar. O jeito é dar um corte na pele e colocar a assar. Depois de frio retira-se a pele! Obrigada :)
Mary, quando fizeres avisa :)
Moranguita, teve que ser :)

Fátima disse...

Pois é, o sol continua reinando por aqui, e essa salada veio a calhar! :))

ameixa seca disse...

Fátima, aqui também continua calor :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Adoro saladas e esta que voce preparou ficou muito rica e chic! Esta' anotado!
Bjim
Léia

ameixa seca disse...

Léia, obrigada :)