quarta-feira, 10 de março de 2010

Empadas de salsichas

Durante os anos de faculdade, não me lembro de ter comprado uma lata de salsichas, aqui em casa raramente temos salsichas, não sou grande fã de salsichas. Por amor do Senhor, não me venham dizer que a minha vida tem falta de salsicha... isso já eu sei :)
Mas, num cabaz de Natal lá vinha uma latinha e andou dois meses perdida até que eu decidisse o que fazer com elas. Encontrei a sugestão numa TeleCulinária de 2001 nº 1173, e dei-lhes bom uso!

Ingredientes:
2 latas de salsichas pequenas (usei 1 lata de 6 ou 8 salsichas, esqueci-me de anotar)
1 colher de (chá) de salsa picada
1 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de ketchup
500 gr de massa folhada (usei apenas um rolo de cerca de 225 gr)
Ovo batido para pincelar (usei molho de soja)

Preparação:
Abra as latas de salsichas e escorra-as; leve-as a cozer em água durante 10 minutos, escorra-as e deixe que arrefeçam.
Corte-as depois em rodelas finas para uma tigela, junte-lhes a salsa picada, a mostarda e o ketchup e misture bem.
Estenda a massa folhada com o rolo até uma espessura fina. Corte círculos de massa com dimensões suficiente para forrar forminhas de empadas. Depois de forradas, encha-as com a mistura.
Corte mais círculos de massa, cubra o recheio e aperte bem os bordos para a massa ficar bem presa.
Pincele com o ovo batido e leve ao forno a 200º C durante 20 minutos. Desenforme e sirva mornas ou frias.

Esta rendeu elogios até dos esquesitos. Vale a pena comprar salsichas de quando em quando. Acho que deve ficar bom na versão veggie, com salsichas de soja.
Não me lembro quantas empadas obtive. Eu conto-as na altura e, como acho que ainda tenho boa memória (mesmo sabendo que não é verdade), esqueço-me de apontar no caderno, mas tenho certeza absoluta que dá mais que estas cinco que aqui aparecem :)
São óptimas mornas ou frias. Isto de comer salsichas muito quentes pode queimar e muito ;)

77 comentários:

RUTE disse...

Ai que maravilha maravilhosamente maravilhosa!

Adoro salsicha! Sou louca por salsicha! Mas não as de porco. Gosto de salsicha mais asseada (ih ih ih de soja ou tofú).

Folhados de salsicha são para mim uma perdição. E esta versão empada é muito bem vinda na originalidade que busco diariamente.
Brigada,
Beijinho.

PratosdaBela disse...

que bom aspecto ameixinha...
Jnihos fofos

Paulinha disse...

Vou levar esta receita comigo :)
Uso imenso salsichas na minhas refeições e esta ideia das empadas deixou me logo com água na boca!! Ficam muito bem servidas como aperitivos salgados!
A experimentar de certeza :)

Beijinhos

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixita cá em casa as salsichas tambem não têm muito sucesso, e quando nos lembramos delas é só para cortar aos quadradinhos e mexer com ovos "mexidos".
mas essas empadinhas de massa folhada...olha lá!!!

E Deus me livre a mim, dizer que há falta de salsicha nessa casa.
beijos

Agora vou ao dentista, adeus

Babette disse...

Tb não uso muito salsichas mas nessas empadas não me importava mesmo nada!...
Babette

Cláudia Marques disse...

Empadas de salsicha nunca tinha visto, mas de certeza que ia gostar. Por acaso tb é raro comprar, nem a Carolina gosta, e geralmente até é uma comida de que os miúdos gostam. Mas ela é diferente... :)))

Olha, estou intrigada é como será que a Abóbora consegue cortar as salsichas aos QUADRADOS!!!!!!!!!! :)))))

Bjs

Su7i disse...

Salsichas são a perdição do meu filho mais novo! Eu, sinceramente, preferia fazer com restos de frango ou qualquer coisa parecida, mas para o meu filhote faria umas quantas assim, ele ia adorar! Beijinhos

Marinex disse...

cá em casa tb comemos salsichas de quando em quando... gostamos mas nao fazemos muitas vezes... estas empadas ficaram um maravilha... beijinhos

Fla disse...

Aqui em casa não costumamos comprar salsichas em lata, mas achei super bacana sua receita. Eu adoro salsicha, mas sei que elas não são muito saudáveis...hehe.
Bjs

Marly disse...

Ameixinha,

Não costumo comprar salsichas em lata (só em pacotes), mas, à vista dessas empadas me deu até vontade de comprá-las para fazer a receita (já que também nunca comi empadas feitas com massa folhada).

Beijinho e bom dia

Susana Gomes disse...

Eu tb não sou fã dessa salsicha! :) :) :)
Mas estas empadinhas estão tentadoras.

Beijinhos.

Elisabete disse...

Eu gosto de salsichas, a pipoca também, o marido nem por isso mas tem que as engolir. Ainda assim compro salsichas de peru, daquelas grande que vêm naqueles frascos imensose gsto bastante.
Adorei a receita, as tuas empadas ficaram deliciosas, abençoado cabaz. Beijinhos

ameixa seca disse...

Rute, também achei uma receita fabulosa. Ainda por cima correu muito bem e ficaram com bom aspecto :)
Bela, obrigada :)
Paulinha, espero que gostes tanto como nós :)
Bóbora, cá para mim isso de ires ao dentista é por comeres salsicha a mais he he
Babette, também não me importei. Ficaram muito boas :)
Cláudia M., nós sabemos que a Carol é diferente e ainda bem ;) A Bóbora também é diferente, até apara as salsichas para as fazer aos quadradinhos :)
Suzi, com restos de frango assado também deve ficar uma maravilha :)
Marinex, estas valem bem a pena :)
Fla, não são saudáveis mas de longe a longe não fazem mal :)
Marly, em pacote também dá :) Empadas com massa folhada são uma delícia, mais leves!
Gasparzinha, é só substituir a salsicha ;)
Elisabete, acho que qualquer salsicha fica boa nestas empadas ;)

Amelie disse...

Adorei a sugestão! à parte os comentários sexuais, gosto muito de salsicha e folhados particularmente. Gostei da proposta!
bjs amelie

Abóbora Amarelinha disse...

Como cortar uma salsicha de lata aos quadradinhos:
depois de abrir a lata, agarra-se na salsicha com a mão, e com uma faca que nem precisa de ser bem afiada porque a salsicha é macia, corta-se a salsicha na vertical em quatro, depois corta-se na horizontal, aqui já não sei quantas vezes são, porque depende do tamanha da salsicha, depois desta operação feita, a salsicha está aos quadradinhos, que se misturam com ovos batidos, espeta-se com isto tudo na frigideira e mexe-se bem mexido, a isto chama-se ovos mexidos com salsichas.
Claudia e Ameixa DHAAAAAA

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixa
Quando comia carne, adorava salsicha. E' a empada mais diferente que ja' vi! Com certeza é deliciosa.
Um grande abraço
Léia

Adriana disse...

Ai que delícia, eu adorei, vou fazer.Beijinhos!

sabor e saberes disse...

Mas que maravilha de empada. Eu também gosto muito de salsichas. Bjs

Carina disse...

Estas empanadas ficaram o máximo!!!!
Esta recetinha vai já para a lista!!!!

Beijocas :)

Baú da Conceição disse...

Vou levar a receitinha para fazer p/ lanche da filhota, ficou com óptimo aspecto, eu cá já comia uma e nem sou grande apreciadora de salsichas.
Beijocas.

Smas disse...

Lá bom aspecto têm elas. E eu nunca fiz porque acho que dá muito trabalho...

Unknown disse...

Se gostam ou nao das salcichas, não importa.
Agora que com essa latinha fizeste pequenos manjares...
Ai lá isso fizeste :)

Tati - Panelaterapia disse...

Muito original! E ficaram com ótimo aspecto!!!
Adorei a receita!
Bjs

argas disse...

E a tua cabeça sempre a fugir para as salsichas quentinhas :D

Também não sou grande fã de salsichas enlatadas, mas assim ganham outra vida! bjinhos

Isabelocas disse...

Eu não era apreciadora da salsicha de lata, desde que vim morar para a Alemanha passei a gostar de algumas, eles têm uma enorme variedade com qualidade.
As empadinhas ficaram muito apetitosas.
Bjs

Leci Irene disse...

Oi... não me entenda mal hehehe eu e meu João adoramos salcichas! Esta receita vem na hora certa!
Beijos

Anónimo disse...

Olha que parecem bem fofas...
Eu como não sou esquisita dava umas dentadinhas, afinal, boas salsichas são sempre um prazer! lol:)

Ana P disse...

Estes folhadinhos estão com excelente aspecto, a acompanhar uma sopainha e uma saladinhas variada iam muito bem, adoro salgados, de todos os tipos.
Jocas

Inês Ginja disse...

Adoro salgadinhos com salsicha!!!muito ja me ri à conta das salsichas...és sempre tao divertida! Tenho la em casa uma massa folhada e umas latas de salsicha (nao ha falta de salsicha la em casa,lol) k acho k ja têm destino!so das boas ideias. um beijinho.

Iliane disse...

eu amo salsicha..essa sua receita ficou muito boa alem de lindas..tentadoras mesmo...bjus

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Um uso bem diferente para as salsichas. As empadas ficaram bonitas, e parece que gostosas.
Beijo.

Carolina Macedo disse...

Que óptimas empadas!! Adorei o aspecto!!
Beijinhos*

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficaram muito boas e bonitas...um beijinho.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Uma das empadas mais lindas que já vi, e com um recheio que nunca tinha visto, essa ultima foto tá de mater hein! Parabéns! Bjinhos

ameixa seca disse...

Amelie, comesntários sexuais? Onde? Como? Quando? Quem? ;)
Bóbora, eu sabia que tu eras um espectáculo ;) Ainda dizes que sou eu que transbordo inteligência? Acaba de ser provado o contrário he he
Léia, é bem diferente e muito provavelmente é a melhor que já comi :)
Adri, espero que gostes :)
Teresa, se gostas de salsichas vais adorar estas empadas :)
Carina, obrigada! No calor acho que vão fazer ainda mais sucesso :)
Conceição, também não aprecio mas gostei muito destas empadas :)
Smas, com massa folhada não dá trabalho nenhum :)
Carlita, e das salsichas assim todos gostaram :)
Tatiana, Iliane, Heloísa, Cuca, Natércia, obrigada :)
Argas, metendo salsichas é assim :)
Isabelocas, aí é um fartote. Até dá para fazer variações de salsichas nas empadas :)
Leci, ha ha entendo muito bem ;)
Mary, não és nada lambona he he
Ana P, no Inverno acompanham a sopa e no Verão a salada :)
Ginja, não sou sempre mas faço por isso :) Quando abres o blog? he he
Paula, muito obrigada. Adorava que todas as minhas fotos saíssem como estas. Também acho que ficaram lindas, a luz do sol ajuda bastante mas aqui é Inverno e tem chovido bastante :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

as empadas sejam com que recheio for são sempre boas!!
bjs

Natália Eleutério disse...

Cá em casa irão aprovar concerteza, bjs.

Unknown disse...

Olha que empadas tão bonitas. Adorei esta receita. Eu prefiro mais salsichas frescas, lol! As enlatadas nem sempre são boas.

Beijinhos

Tânia disse...

Achei suas empadas muito originais, pois de salsichas eu também nunca vi!
Devem ter ficado gostosas, gosto de salsichas "com procedência"..kk
Beijinhos

Claudia Lima disse...

Aqui consumimos pouca salsicha tb. Dizem não ser bom para a saúde por ser processado.
Mas, de vez em quando, gosto de comer cachorro quente.
Estas empadinhas ficaram muito apetitosas! Nunca usei massa folhada. Tenho muita vontade de experimentar.
Bjs :)

Xana Bértolo disse...

Olha que, pelo contrário, cá em casa a minha filha comia salsichas todo o santo dia se lhas desse... Essas empadas são garantidamente do agrado dela :).. Bem confesso que do meu também.. LOL..
beijo

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Voltando depois de um periodo de ausência...

Mas prometo, que se minha conexão ajudar e meu pc colaborar, estarei mais presente...

Entrega estas delicias por sedex???? ;)

bjssssssss

Unknown disse...

Ameixinha suas empadas ficaram bem apetitosas. Aqui em casa também não costumo comprar salsichas elo simlpes motivo do meu estômago não tolerar. Antigamente eu até gostava em risoles.


Beijão

Cristina Esteves disse...

Gosto muito de empadas e sem dúvida são muito fáceis de fazer.
Ficaram deliciosas!

Bjos

Unknown disse...

Amiga, o meu filho é muito esquisito...mas tenho a certeza que se visse essas salsichas todas lá dentro comia e chorava por mais. Beijinhos doces

Margarida disse...

O que eu gosto mesmo é das salsichas grandes dos cachorros quentes (claro!!!). : ) Mas provava essas empadinhas com todo o gosto!
beijinho

Sandra G disse...

Eu trocava as salsichas, porque o resto está para mim perfeito.

Bjs

Kristininha disse...

Estas empadas ficaram mesmo apetitosas!!! Hoje também fiz umas e também continham salsichas entre outros aproveitamentos!

Oh mulher salsicha até é bem bom!!!

ameixa seca disse...

Lili, algumas são melhores que outras :)
Nani, espero que sim :)
Cacahuete, com frescas ainda deve saber melhor he he
Tânia, são diferentes mas acho que para melhor :)
Claudinha, de vez em quando acho que nada faz mal :)
Xana, muito difíceis de resistir :)
Anita, entrego virtualmente :)
Ana, o melhor a fazer é mudar o recheio :)
Cristina, obrigada :)
Sónia, então é boa ideia para ele :)
Margarida, essa das salsichas grandes foi muito boa he he
Sandra G, o tempero também conta. Acho que qualquer coisa fica bem :)
Kristininha, andamos muito adeptas da salsicha :)

Thais disse...

Adorei esse folhadinho!
Aqui em casa é raro comprarmos salsicha também, mas confesso que essa sua receita me deu uma vontade de fazer!!! :)
Beijocas!

ameixa seca disse...

Thais, vale a pena comprar só para experimentar estas empadinhas :)

R.correia disse...

que deliciosas devem ser estas empadinhas, vou experimentar...
bj e boa semana

Unknown disse...

Ameixa, que idéia diferente essas empadas! Aqui em casa também não gosto muito de comprar salsichas, que apesar do gosto agradar fico meio ressabiada com a quantidade de conservantes e outras coisas que nelas vão.
Ficaram bem apetitosas!
Beijos!

angela disse...

ficaram lindas, tambem não tenho habito de compra-las em latas como é comum na Europa, mas por aqui temos alguns bons fabricantes. bjs

Drika disse...

Gostei dessas empadas de salsichas! Gosto de empadas, mas é a primeira vez que vejo com recheio de salsicha e gostei. Aqui em casa, gosto de comprar salsichinha para comer frita, no pão. :)

A arte em ser mulher disse...

Nunca tinha visto empada com essas massa folheada, além de prática me parece bem saborosa ótima receita.
=)

Susana Antunes disse...

Ficaram muito bonitas...sim senhora...
Nunca tinha experimentado...aqui fica uma sugestão para inovar cá em casa...
Quem agradece é o "chefe"... ;)
Beijinhos e bom fim de semana...

Nereime disse...

Super diferente esta receita !!!
Beijinhos

Ana Rita disse...

Hummm... muito bom:)

Kisss***

ameixa seca disse...

R.correia, espero que gostes :)
Verena, o problema é mesmo esse. Nem sabemos o que estamos a comer :)
Angela, aqui há em lata e embaladas. Gosto mais das embaladas mas o cabaz trazia uma latinha :)
Drika, também não conhecia empada de salsicha mas gostei de conhecer :)
Camila, massa folhada é boa para quase tudo :)
Familia Antunes, espero que o chefe goste :)
Nereime, Titó, obrigada :)

Isabel disse...

Olá querida Ameixinha!!
Depois de tanta salsicha para cima e tanta salsicha para baixo (isto não soou nada bem!), de técnicas para cortar salsichas, de discussão sobre o tamanho das salsichas e da temperatura das salsichas, etc etc...Acho estas empadas terrivelmente afrodisíacas!! :D
Adorei a receita! Beijoca!

Rachel disse...

Faz um bom tempo que não como dessas salsichas. Na verdade, anos, pois da última vez foi minha mãe quem preparou alguma receita com ela...ela usava muito esses enlatados.
Que saudades me deu agora!
Bjuss!!!

Cininha disse...

Por acaso também não sou muito adepta de salsichas e se alguma vez compro é das embaladas em vácuo, grandes tipo alemãs, essas gosto :-)
Mas as empadas tem optima cara e para variar um pouco também não faz mal :-)

saltapocinhas disse...

ficaram lindas as tuas salsichas!! quem diria que umas salsichas faziam tão boa figura!
cá por casa também não entram salsichas... de lata! ;)

Flavinha disse...

Totalmente novidade para mim! Nunca imaginei empadas de salsicha... E sabe de uma coisa? Deve ficar mesmo muito bom!

Beijinhos

Ana Powell disse...

Caramba, as delicias que se podem fazer com salsichas :)
Uma receita fácil e saborosa.
As empadas de salsicha são bem famosas e populares aqui no Reino Unido.
Votos de feliz fim de semana x

Unknown disse...

Olá linda,
Já marchava uma destas empadinhas, ai marchava sim!!! Têm um aspecto de salivar...
Beijinhos grandes e bom fim de semana,
Lia.

edinha disse...

O aspecto é apetitosíssimo :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Isabel, isso é bom não é? :)
Rachel, nunca comi muito, a minha mãe não usa mas desta forma todos gostamos :)
Alcina, gosto desses grandes grelhadas. São boas :)
Saltapocinhas, Edinha, obrigada :)
Flavinha, eu sei que elas ficam boas :)
Ana, é verdade! Ficam muito boas :)
Lia, obrigada e igualmente :)

moranguita disse...

ca em acasa ha muito que as salsichas nao entram.
mas nao e que nao goste perdeu-se o habito
mas fizeste umas ricas empadas la isso fizeste.
beijinhos

ameixa seca disse...

Moranguita, podem sempre entrar outra vez. Nem que seja para umas empadas :)

Luna disse...

Ameixinha, essas empadas ficaram com um aspecto óptimo!! Eu costumo ter sempre salsichas em casa, para qualquer eventualidade :) Também tenho uma Bifinet, mas ultimamente os pães não me andam a correr muito bem... acho que o problema é das farinhas... :) beijinhos e bom fim-de-semana

ameixa seca disse...

Luna, aconselho a experimentar estas empadas. Já que tens salsichas, aproveita :) Quanto ao pão, às vezes acontece. Por acaso só no início é que me correu mal. Compro sempre a mesma farinha :)

Paula Pacheco disse...

Menina, que jeito de fazer a meninada comer uma empada, com esse recheio não tem quem não coma, que criaividade, adorei isso,
bjs
Paula

ameixa seca disse...

Paula, aqui todos que provaram... aprovaram :)

Cristina disse...

Olha, é uma boa maneira de aproveitar restos de salsichas que acabam sempre por ficar no frigorifico, já que a minha filha mais velha por vezes quase chora para lhe fazer uma refeição de ovo mexido e as ditas... Só que nunca come mais do que 2 ou 3 e o resto fica sempre muito desconsolado, à espera de melhores dias ;)

ameixa seca disse...

Cristina, garanto que desta maneira fazem um aproveitamento e tanto :)