sábado, 26 de junho de 2010

Cake de chocolate e banana

Receita retirada de um livro que demorou a chegar mas chegou! "Chocolate" que ganhei num passatempo do Tigela de Yakissoba. Obrigada Sandreane :)

Não sei como é em vossa casa mas aqui, quando o calor aperta, as bananas amadurecem demasiado depressa e, como é fruta que não como ao natural, a solução é salada de fruta ou bolinhos. Desta vez saiu bolinho e ficou tão bom que já repeti. Até porque, quando fiz a primeira vez, não tinha máquina e merecia ficar registado e publicado aqui no blog.

Da primeira vez, usei chocolate em pó, porque não consegui encontrar o cacau. Achei que afinal tinha acabado. Quando coloquei o bolo no forno e arrumei a cozinha... encontrei um pacotinho de cacau a olhar para mim. É sempre assim, quando menos precisamos as coisas elas aparecem como que a gozar a nossa cara :) Sugiro que façam mesmo com cacau porque fica completamente diferente, tanto na cor como no sabor!
Participo no desafio do blog Delícias & Talentos, dedicado à letra M.


Ingredientes:
2 bananas médias
200 g de manteiga
200 g de açúcar
4 ovos
1 colher (sopa) de mel
170 g de farinha de trigo
50 g de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal


Preparação:

Decasque as bananas, corte-as em rodelas e amasse com um garfo até obter um puré. Bata a manteiga com o açúcar até que a mistura fique bem cremosa. Acrescente os ovos, o mel e o puré de banana.
Peneire a farinha com o cacau em pó, o fermento e o sal.
Acrescente à preparação anterior. Coloque a mistura numa fôrma de bolo inglês, previamente untada com manteiga e enfarinhada.
Asse em forno médio (180ºC) durante 40 minutos ou até que, ao introduzir um palito, este saia seco. Desenforme e deixe amornar sobre uma grade.


No livro recomendam uma decoração simples, polvilhando com açúcar em pó ou regando com um glacê. Eu escolhi o mais simples do simples. Nestas coisas não vale a pena complicar.

Servido ao lanche com o aroma Açoreano do chá Gorreana :) Assim deveriam ser todas as tardes de todas as pessoas, com amigos e sorrisos à mistura. Já agora também era bom se os gatos não aparecessem do nada e partissem a última travessa que restava! Isso é que era uma maravilha :)
Bom fim de semana!

70 comentários:

akombi disse...

humhum que aspecto delicioso....bananas por aqui é o mesmo, sempre que as compro ficam sempre algumas "fora do prazo" na fruteira :O

Salsa Verde disse...

Olá linda,
O aspecto ficou divino e tem mesmo um aspecto fofo e delicioso. Imagino o aroma do chá e o teu belo sorriso a acompanhar este faustoso lanchinho!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

Pinky disse...

banana e chocolate, nhammmm.
Deve ficar uma mistura optima.
Obrigado pela partilha.
bjssss

Kristininha disse...

Ameixinha, esse bolinho deve ser mesmo delicioso! O aspecto é irresistivel.
E eu adoro banana em bolos!
Adorei...já está na minha lista "a fazer"!!!
Beijinho

Isabel (pipoka) disse...

Cara Ameixinha,

Este bolo tem uma conjugação irresistível (choco-banana), nem o Matias (foi ele que partiu a loiça?) conseguiu resistir. Ah, o chá não poderia ser mais bem escolhido!

beijocas,

Inês Ginja disse...

Ai, Ameixinha, este bolinho ja me fez crescer agua na boca...acho k amanha na minha folga ja o vou fazer. Que maravilha...chocolate e banana, dupla delicia, está com um aspecto mesmo fofinho, irresistivel, nham nham...nem o Matias resiste!!!beijinhos.

♥ mesa para 4 disse...

Hummm que rico cake :) adoro a combinação da banana com o chocolate :*

Cininha disse...

Muito bom aspecto e bolos com banana costumam já ficar bons sem o chocolate imagina com :-)
Quanto ás bananas eu li algures que embrulhadas em pelicula de alumino se podiam guardar no frigorifico sem ficar negras e experimentei, vai daí o marido achou que ficava a coisa cara em pelicula e experimentou guardá-las numa malinha termica daquelas pequeninas que saem nos iogurtes,(já que são revestidas num tipo aluminio hehe) e não é que resulta :-)
Bom fim de semana
bjs

® disse...

Amore...
eu prefiro assim, o simples do simples...:]
Tudo bem que vc sempre dá um toque chique...chá açoriano...=D
Achei lindo o bolo na forminha de bolo inglês...
Colocou mel, tanto melhor...amo!
E essa vista linda de sua janela, hein?
Um bejim procê cumadi!
Postei uma fotinha de sua terra, viu?! =D

risonha disse...

acabaste de salvar as bananas que eu tenho na fruteira, pois andava feita doida á procura de uma receita que me interessasse para poder usá-las...
nem procuro mais.. vai ser mesmo este bolo que vou fazer.
beijos

ameixa seca disse...

Kombi, agora quase todas as frutas precisam de ser salvas :)
Lia, a banana dá-lhe uma consistência que eu aprecio bastante :)
Cozinheira Pinky, obrigada :)
Kristininha, espero que gostes :)
Pipoka, o Matias é quem parte a loiça toda. O chá é dedicado às minhas amigas Açorianas :)
Ginja, acho que vais gostar :)
Samma, também gosto muito :)
Alcina, nem é o facto de ficarem pretas, é mesmo porque ficam muito maduras :)
Vinni, sem mel também fica muito bom, eu já experimentei :)
Risonha, espero que te agrade :)

»¤Þ䵣䤫 disse...

Lindo Ameixinha, que textura mais fabulosa, amei essa receita, já estou salvando aqui! Bjinhos

Claudia Lima disse...

O aspecto ficou excelente!
Eu tb prefiro usar cacau 100% puro. É outra coisa.
Banana e chocolate combinam super bem.
Parabéns pela participação!
Bjs :)

Abóbora Amarelinha disse...

Aqui na minha casa as bananas não chegam a amadurecer, aliás...nem a amadurecer, nem a semi-amadurecer.
Cá em casa é chapa chega, chapa come. Não vale a pena dizer o que acho desse bolo, com chocolate e banana, não tivesse eu que ir sair com a madalena a ver se não o ia fazer ( mas secalhar sem a colher de mel)
bom fim de semana e bué beijos

O Baú do Xekim disse...

Olá Ameixa, boa tarde.

Um feliz e reconfortante fim de semana pra si e família.

Beijinhos.

Susana Gomes disse...

Amiga, que aspecto delicioso. :)
Um bolinho delicioso.
Beijinhos e bom fds

turbolenta disse...

chocolate e banana, um casamento perfeito.
Pois cá em casa é assim: só as da Madeira porque são mais pequenas e mais saborosas. SE estão mais maduras quem as tem de comer sou eu.SE estão mais verdes...ficam 'a espera que amadureçam pois ainda estão rijas.POrtanto, quem acaba por as comer, sou eu!
bom fim de semana

Sylvie Luzio disse...

tem tudo o que gosto!uma delicia!

Marly disse...

O aspecto ficou super apetecível; a combinação banana/chocolate resulta sempre bem.

Beijinho e bom fim de semana

Fabiana disse...

Ameixa,
Gosto muito de bolo de banana, e ultimamente estava a repetir a mesma receita de sempre, o da Nigella.
Agora, vou aposenta la por um tempo e testar a sua, que ficou com um aspecto lindo, fofinho....
beijos

M. disse...

Que belo bolo, por dentro e por fora! Aqui a fruta também não aguenta nada nesta época.
E tens razão: todas as tardes deveriam ser assim ;)))
Bjs e bom sábado!
Madalena

Cláudia Marques disse...

Com as devidas distâncias, mas atrevo-me a dizer que este bolo é a minha cara! :)) adorei!
bjs

Fatima disse...

Esse bolinho ficou maravilhoso, adorei!!!
Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Se eu trouxer uns brigadeiros, será que "rola" um pedaço deste bolo????? :)

bjssssssssssssssss

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, trazes-nos um Moreninho lindo e muito fofo para o desafio!:)
Um panóplia de ingredientes simples e saudáveis, de que toda a gente gosta e cuja combinação faz um brilharete...ficamos logo com vontade de experimentar (não é só o Matias)! lol
Mais uma belíssima participação com a tua assinatura de qualidade!
Maravilha!*****

Belocas disse...

Uau!!!! Adorei este bolo! Óptimo para aproveitar as bananas.
Ameixinha deixei uma lembrancinha no meu Blog.Passa por lá.
Bjs

Inside me disse...

Adoro bolo de banana :-)

Um dos melhores bolos que provei foi de chocolate e banana... uma colega minha um dia presenteou-nos com ele... http://www.vaqueiro.pt/receitas/receita_detail.aspx?id=2510 uma verdadeira delicia.

Tenho de o fazer um dia. :-)

ameixa seca disse...

Paula, garanto que é boa :)
Claudinha, a diferença é brutal :)
Bóbora, vocês muito gostam de andar agarradas à banana :)
Xékim, muito obrigada e igualmente :)
Gasparzinha, Vivie, Marly, Fátima, obrigada :)
Turbolenta, a solução é comprar poucas :)
Fabiana, eu gosto de variar :)
Madalena, até gosto quando a fruta não se aguenta. Dá azo a novas experiências culinárias :)
Cláudia M., é só fazer :)
Anita, pode ser que sim :)
Delicias e Talentos, é um prazer participar :)
Belocas, vou lá passar para ver :)
Inside me, para ser sincera, nunca provei nenhum bolo de banana que fosse mau :)

Ni disse...

Estou a salivar...acho que não vou conseguir adormecer a pensar neste bolo! :)

PratosdaBela disse...

Hummmmmmmmmm
que bom aspecto...
Deve ser delicioso, pelo aspecto
Jinhos fofos

Cor de Chá disse...

Que belo bolinho! Por aqui, as bananas também amadurecem rápido demais. Estes dias li um truque da Nigella: congelar as bananas maduras, descascadas e partidas em 4 e utilizar para fazer batidos. Segundo ela, dão uma consistência de gelado ao batido e dispensam o uso de gelo. Porque não experimentar?

Bjs!

conceicao disse...

Vou experimentar, pois o aspecto hummmm.
Bjs

RUTE disse...

Hummm, belo bolinho. Adoro morenos!
E lá te desenrascaste com 2 M´s :)
Manteiga e Mel, muito bem ;)
Beijinhos e bom fds.

Helena disse...

Olá Ameixinha
Ando tentada a fazer um bolo de chocolate com fruta.
Ficou bem fofinho e bonito.
Bom domingo!

Ana Powell disse...

Os meus parabéns, uma das melhores receitas de bolo com banana que tenho visto nos últimos tempos.
Adorei e vou levar comigo.
Parabéns também pelo livro que ganhaste.
Feliz Domingo ♥

ameixa seca disse...

Ni, Bela, obrigada :)
Cor de chá, já conhecia essa técnica mas não gosto de batidos :)
Conceição, espero que gostes :)
Rute, no mínimo 2 :)
Helena, a banana casa bem com o chocolate. Experimenta :)
Ana, obrigada. Gostei muito do resultado :)

Anónimo disse...

Little Plum, por acaso, nunca reparei na diferença entre o chocolate em pó e o cacau, mas vou estar atenta a esse "pormaior" que me parece fulcral nesta receita!
Já fiz a sobremesa de chocolate (por acaso com a Nani escapou-me) e todos adorámos, cobri algumas tacinhas com chantilly e só te digo que é do melhor)!
Esta vai para o lanche de hoje, é simples e rápida como eu gosto (e preciso)! Bom Domingo*****

Fátima disse...

Bom, eu adoro banana, é a fruta mais consumida aqui em casa, e esse bolo com certeza é uma opção deliciosa. :))

Gina disse...

Ameixa, estou sempre trocando chocolate por cacau. Não tem comparação!
Escolheu uma ótima forma de aproveitar as bananas.
Bjs.

Priscila Beneducci disse...

Oi minha linda.

Que bolo bonito.. Ficou com um aspecto otimo, como vc fala.

Aqui eita trem que preciso comer um desses...

Beijos

Priscila Beneducci (MG - brasil)

Noémia disse...

Éh pá, este bolinho saltou-me às vistinhas e fiquei com água na boca! Que bom aspecto!
Vou experimentar de certeza assim que tenha bananas maduras! :)

Xana Bértolo disse...

Banana e chocolate deve ficar perfeito... É tal como maçã e canela, são combinações perfeitas :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Uau Amexinha, fiquei com agua na boca com esse teu cake, pois você uniu os dois ingredientes que mais amo: chocolate e banana!
P E R F E I T O
Um abraço
Léia

Paulinha disse...

Ficou um bolinho bem guloso.
E deve ser uma junção fantástica o sabor do chocolate com a banana.
Fantástico!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Mary, a diferença é gigantesca :) Ainda bem que gostaram!
Fátima, Priscila, Paulinha, obrigada :)
Gina, não tem mesmo comparação. Viva o cacau :)
Noémia, cá em casa foi muito apreciado :)
Xana, é um belo casamento :)
Léia, então é o bolo perfeito para ti :)

Sandra G disse...

Uma óptima maneira para apreoveitar as bananas, Maravilhosa paraticipação! :)

Bjs

Smas disse...

Eu também só faço bolos de bananas para as salvar do lixo. Esse bolo tem muito bom aspecto!

saltapocinhas disse...

nunca fiz nada com banana, um dia vou ter de experimentar.
cá por casa as bananas muito maduras ou são comidas pelo meu marido ou vão para o lixo (coisa feia!)

Rachel disse...

Nossa, esse bolo ficou com uma cor muito linda, e parece bem fofo, deve ter ficado uma delícia!
As bananas devem ter dado um sabor e umidade especiais!
Bjuss!!!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ameixinha linda até me nasceu agua na boca quando vi o teu bolo!!!!!
adoro banana nos bolos e com chocolate então....
um beijinho grande.

ameixa seca disse...

SandraG, obrigada :)
Smas, confesso que já começo a comprar bananas à espera que fiquem maduras para fazer bolos com elas :)
Saltapocinhas, evito deitar seja o que for ao lixo :)
Rachel, fica uma delícia :)
Lili, combina muito bem :)

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

NOSSA DEVE SER MUITO BOM BANANA E CHOCOLATE!

Thais disse...

Ameixinha, que delícia esse bolo! E lindo também, parabéns!!!
Aposto que mesmo com chocolate em pó deve ter ficado espetacular :)
Beijos,
Thais

Téia disse...

Que verdadeira tentação Ameixinha. Amei e vou botar na minha lista. BJka, lindona.

ameixa seca disse...

Eliana, Thais, Téia, obrigada :)

Maria Vitamina disse...

Pois, as bananas vêm verdes cá para casa, no dia seguinte estão amarelas e no outro já fazem parte de numa salada de fruta feita de emergência. O que eu não dava para encontrar um bolinho destes ao lanche!
Bjs

ELIANE TAVEIRA disse...

Muito gostosooo!!!

Bjs,

Eliane

receitaserecipestop.blogspot.com

vague disse...

eu juro q não tinha fome qdo entrei aqui e só tinha vontade de beber um copo de leite antes de ir dormir... :)

Carol Fernandes disse...

Sim senhora, mas que beleza de cake!!! Vou levar para o meu arquivo!
Beijos doces!

sabor e saberes disse...

Adorei este bolo, está com, uma textura que adoro.
Bjs

ameixa seca disse...

Moonlight, os bolos são sempre uma salvação :)
Eliane, Carol, Teresa, obrigada :)
Vague, um copo de leite é coisa para betinhos he he

De cozinha em cozinha disse...

Ameixa,
Está uma excelente combinação: chocolate e banana - uma das minhas preferidas.
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Carla, é uma das minhas favoritas também :)

moranguita disse...

esta um bolotao bom e que simpkles

la isso da fruta tns razao
amadurecem mais rapido nesta epoaca
assim ja nao se estragam
beijinhos

Unknown disse...

Ainda há uma fatia para mim?
Na minha cozinha, as bananas também "murcham"... raramente compro porque ninguém lhes pega.

Beijocas***

ameixa seca disse...

Moranguita, aproveitam-se assim nuns bolinhos maravilhosos :)
Cenourita, vieste tarde :)

Nin@'s Cupcakes disse...

Olá, estava a procurar uma receita que envolvesse chocolate e banana e eis que caí aqui e já anotei tudinho...
Pena já ser um pouco tarde e não ter banana em casa, mas fiquei com água na boca.
bjks

ameixa seca disse...

Nina's Cupcakes, caso venha a ter banana em casa, aconselho a experimentar :)

Ana Powell disse...

Passei para agradecer esta tua receita que levei há algum tempo atrás.
Todo um sucesso e bem deliciosa.
Hoje coloquei no Blog.
Feliz fim de semana ♥

ameixa seca disse...

Ana, obrigada eu :)