sábado, 18 de dezembro de 2010

Queijadas de leite

Será válido chamar "queijadas" a bolinhos que não levam queijo? Não sei e não sou ninguém para ser purista ao ponto de criar um outro nome para algo tão bom, que até me leva a deixar nomes para segundo plano.
Mas - e aí vem estória - sempre que penso em queijadas, lembro-me de um episódio fabuloso que vivi nesse local maravilhoso que se chama de Sintra :) Depois de uma viagem atormentada pelas inúmeras curvas que me enjoaram, visitamos o Palácio da Pena, passeamos pela vila mais romântica de Portugal, tudo com uma magia e uma cor fenomenal. À vinda para casa, paramos numa pastelaria para provar as queijadas finas, centenárias, famosas e muito boas. Guardo a embalagem zelosamente, não por ser bonita mas porque ao ler os ingredientes, tive um ataquezinho de riso. Em português os ingredientes são: açúcar, farinha, ovos, queijo e canela; em inglês são: sugar, flewer, eggs, chesse, cinnamon; em francês são: sugre, ouels, fromage, cannelle.
Infelizmente não consigo instalar o scanner no computador, porque adorava mostrar-vos isto. Só queria ver a cara dos estrangeiros a lerem aquilo que estão a comer, quando compram as queijadas finas nesta pastelaria, que não vou referir porque não me pagam para isso ;)
Estas queijadas que fiz não levam chesse mas ouels, sugre e flewer não faltam!

Ingredientes:
0, 5 l de leite magro
25 g de manteiga
400 g de açúcar
100 g de farinha
4 ovos
manteiga, farinha, aroma de baunilha e açúcar em pó q.b.

Preparação:
Unte pequenas formas com manteiga e polvilhe-as com farinha.
Ligue o forno a 200º C e coloque dentro um tabuleiro com água. Aqueça o leite com a manteiga. À parte, junte o açúcar com a farinha e os ovos e mexa bem. Adicione o leite, em fio, e aromatize com umas gotinhas de aroma de baunilha. Verta o creme nas forminhas e coloque-as dentro do tabuleiro. Coza, em banho-maria, por cerca de 30 minutos. Desenforme ainda mornos, deixe arrefecer, polvilhe com açúcar em pó e sirva-as frescas.

Notas:
Diminuí a quantidade de açúcar para 300 gramas.
Uso extracto caseiro de baunilha em vez do aroma ou da essência.
Com o Spray Espiga torna-se mais prático untar as forminhas.
Pode adicionar-se à massa 60 g de miolo de amêndoa moído.
Vi a receita na revista "Segredos de Cozinha" nº830 de 2001.

Bom fim de semana!

58 comentários:

Cláudia Marques disse...

Há quanto tempo.......

Por grande coincidência, tenho a dizer-te que essa vila maravilhosa chamada Sintra é o local onde estou a trabalhar desde o início de Novembro. Então e não é que ainda não fui comer queijadas? Quando soube que ia para lá, foi das 1ªs coisas em que pensei: "isso é que vai ser agora comer queijadas!" E afinal ainda não arranjei tempo para isso.
Para não ficar triste, vou levar uma destas, que estão com belíssimo aspecto, por sinal.
Bjs

Susana Gomes disse...

Eu adoro queijadas e as de Sintra então... Espero que tb tenhas provado os famosos travesseiros da Piriquita típicos de Sintra. Não ficam nada atrás das queijadas finas! :)
Beijinhos

Anónimo disse...

mmm, as tuas queijadas ficaram com um aspecto delicioso, e eu nao me importava nada de dar uma dentada nessas queiijadas sem chesse! ;)
Beijinhos e bom fim de semana!
Sofia

Isabel Salvador disse...

Que lindas ficaram,também nunca percebi o nome,mas....ficaram deliciosas as tuas,bjokinhas

Inês Ginja disse...

Adoro queijadinhas! E as de sintra são maravilhosas...fui la ha pouco tempo e empanturrei-me de queijadinhas e travesseiros!!! As tuas queijadinhas estão muito fotogénicas :) Apetece mesmo pegar! Beijinhos.

Romy Almeida disse...

Bem... vais ver que foi erro da tipografia LOL
Mas adorei o aspecto das tuas queijadinhas, ficaram divinais :-)

Bjokas e bom fim de semana****

Luciana Betenson disse...

Eu comi estas queijadinhas em Sintra, tirei até foto, mas não me dei conta da lista de ingredientes hahahahaa! São muito boas mesmo!! Adorei que agora tem receita delas ;-) Bjs,

akombi disse...

gosto de queijadas mas as de Sintra não são as minhas preferidas devido á crosta que as envolve, prefiro queijadas bem moles e molhadinhas. Em Sintra gosto é dos travesseiros da pastelaria "piriquita".
Adorei a estoria, até parece que estava a ver sintra.

ameixa seca disse...

Cláudia M, tens que tratar disso. Ir a Sintra e não comer queijadas é um pecado :)
Gasparzinha, claro que provei ;)
Sofia, ficam molhadinhas, uma delícia :)
Belinha, Ginja, obrigada :)
Romy, erro foi... de quem é que não sei :)
Luciana, esta receita que dou não é das queijadas de Sintra, mas de outras queijadas :)
Kombi, estas que fiz são sem crosta e muito húmidas :)

Gina disse...

Não posso ouvir falar de Sintra e seu magnífico Palácio de Pena, sem me lembrar da chuva forte que pegamos lá e prejudicou nossa visita. As fotos ficaram sofríveis, com a névoa encobrindo boa parte de sua beleza.
Mas as queijadas nós pravamos. Já os travesseiros vão ficar para uma próxima visita (sonhar não custa nada!)
Faço de conta que estou a provar uma de suas queijadas e sublimo as impossibilidades...
Bjs.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Gostei muito da tuas queijadas sem queijo!
Um abraço
Léia

Ana Powell disse...

O Toby já se partiu a rir com a "flewer" e o "chesse".
Enfim essas coisas acontecem.
Bem tradicionais e super deliciosas ♥

Paladares da Isa disse...

Agora bem que ia uma queijada, mas era preciso de as ter ao pé de mim!!!!
Adorei esse aspecto húmido, caracteristico!!!!
Bjocas

Barida disse...

Que bom aspecto têm estas queijadinhas, fazem-me lembrar umas que comi já uns anos nos Açores, bem molinhas e doces :-) Achei deliciosa a história da tradução, por vezes também leio cada coisa..! :-) Beijinho

sabor e saberes disse...

Sempre que vou a sintra umas quaijadinhas nunca faltam a quando o meu regresso. Nunca as fiz e adorei a tua receita. Ficaram bem bonitas e de certeza deliciosas. Bjs

Patrícia Nascimento disse...

Que queijadas tão boas...ficaram mesmo perfeitas, adoro! Adorei a tradução hehehe...
Bjinhos

Claudia Lima disse...

Eu nunca provei Queijadas, mas concordo que o nome remete a algo feito com queijo.
No Brasil temos Queijadinha. Deliciosas, mas super doces.
Bjs :)

Nereime disse...

Para mim pode ser uma com chá...neste momento um docinho me faria tão bem!Estão lindas!
bjs

Fabiana disse...

Ameixa,
Adorei o queijadas sem queijo..kkkkk
Pela foto, parece ser bem apetitosas.
beijos

"Manjares da Manu" disse...

Humm, de dar água na boca, ainda mais p/ mim formiguinha do jeito que sou!!!!

Bjs...

Mundo do Sabor disse...

Aqui em casa ,é como a da Manu, formiguinhas,formigas,e formigões.kkkkkkkk
Adorei a receita com queijo ou não.

www.mundodosabor.blogspot.com

Beijos

Sara Ramos disse...

nao como queijadas a um tempo... mas estao com um aspecto mesmo tentador... hmmm
Parabéns.
beijinhos**

Helena disse...

Desde que me lembro como queijadas de sintra e nunca me deu para ler os ingredientes.
As tuas ficaram lindas, ainda me meto a caminho e vou aí beber um chá contigo ;)
Beijo

Luna disse...

Que queijadas maravilhosas! Adoro! :D beijinhos

argas disse...

As de Sintra nunca comi, mas dessas adoro!

Nani disse...

Nunca comi queijadas, mas me agradou muito estes ingredientes todos!
Beijos

Xana Bértolo disse...

Olha, chames como chamares estão óptimas :)...
Um feliz natal, cheio de coisas boas..
beijinhos

moranguita disse...

hehe eu tambem gosto destas queijadinhas
estao bem bonitas
essas traduções são do melhor.
beijinhos

Noémia disse...

Ai que lindas!
Devem ser de comer e chorar por mais.
Gostei dessa tradução livre das queijadas de Sintra, o que me ri.Os desgraçados dos estrangeiros é que devem ficar assustados. :)

Filipa disse...

Mesmo sem queijo...viva a queijada! Gostei da receita e fiquei tentada a fazê-las para acrescentar à extensa doçaria de Natal! Um beijinho e um Santo Natal :)

ameixa seca disse...

Gina, Sintra é um mundo à parte. Parece que estás num país longínquo :) Eu apanhei lá a maior ventania!
Léia, Isa, Barida, Teresa, Patrícia, Nereime, Fabiana, Manu, Rosiane, Sarinha, Luna, Argas, Naninha, Xana, Moranguita, obrigada :)
Ana Powell, é para rir mesmo :)
Claudia Lima, lá doces elas são :)
Helena, isto já foi há muitos anos. Da próxima lê e diz se a tradução melhorou :)
Noémia, ainda pensam que é veneno :)
Filipa, ficam bem em qualquer mesa :)

Richie disse...

Essa queijadas parece ficar cremosas por dentro! Dá vontade morder.
Aqui a gente tem queijadinhas, que levam, alem dos ingredientes q vc citou, coco na massa

Depois de ver a sua, acho o coco e o queijo totalmente dispensaveis! rs

bjim

Anónimo disse...

Ameixinha, a receita me lembrou um pouco uma de madeleines que eu tenho - será que a textura das queijadas ficam parecidas?
Fiquei com vontade de fazê-las.

Sandra G disse...

São mesmo boas as queijadas.E os travesseiros,ai que pecado bom.
Sintra tem uma magia muito grande.

As tuas queijadas estão com um aspecto, yhummm.

Bjs

Lua Limaverde disse...

Uma vez postei queijadinhas no blog em homenagem às queijadas do livro Os Maias, de Eça. Sempre lembro deste livro quando vejo queijadas.
Passei para te desejar um lindo Natal e um Ano Novo cheio de coisas boas! Dê também um afago meu na barriga do Matias, pois eu tenho muito carinho por ele. Beijos!!! :D

Marly disse...

Ameixinha,

Por cá também temos queijadas sem queijo, rsrs. Eu ia justamente me referir a isso, antes de ler o post, rsrs. Sempre tive vontade de conhecer Sintra, por causa das leituras dos livros de Eça de Queirós.
Quanto às 'queijadinhas'a gente gosta delas com queijo ou sem ele, não é verdade? Estas tuas estão especialmente convidativas.

Um beijo e boa semana.

ameixa seca disse...

Richie, elas ficam molinhas e bastante húmidas, muito boas :)
Paula, madeleines são de massa mais fofa e não tão molhada como as queijadas, acho eu :)
Sandra G, Sintra é de uma beleza inconfundível :)
Luna, o Eça retratou muito bem Sintra, só como ele sabe :)
Marly, Sintra vale bem a pena. Se puderes visitar, eu aconselho muito :)

Alessander Guerra disse...

Pois conheço bem essas queijadas de Sintra!

E é um lugar delicioso para passear!

Espero em breve visitar Portugal novamente.

bj
Um ótimo Natal para vc e todos da sua família.

Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Natália Eleutério disse...

Adoro as queijadas de leite, ficaram mimosas.

Desejo-te a ti e toda a família um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, bjs

Cantinho da Jana!!! disse...

Oiii...
Bom, como disse no blog,não poderei visitar meus amigos nesses dias pois vou curtir um pouco a minha família que mora longe.
Assim quero passar em alguns cantinhos pra deixar um FELIZ NATAL e um Ano Novo lindo, cheio de realizações e tudo de melhor que o coração de cada um de vocês possa desejar...
Desejo um novo ano abençoado a você e sua família...

bjos
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

garlutti disse...

Hola, muchas gracias por haber visitado mi blog, haces unas cosas estupendas, este postre está ideal.

¡¡BON NATAL!!

Paulinha disse...

Ora ai está uma bela questão. Senão levam queijo, porque se chamam queijadas??
:)
Bem, mas divagações á parte, só posso mesmo dizer que de aspecto estão óptimas! Sintra é sem dúvida um local que consta da minha lista de locais a visitar.
Beijinhos e votos de um Feliz e Santo Natal para ti e toda a tua família.

ameixa seca disse...

Obrigada a todos :) Sintra é mesmo um lugar mágico que todos deveriam conhecer um dia!

angela disse...

são lindas e devem ser deliciosas.bjs

Rose Oliveira disse...

Oi ameixa, adoro queijadinhas como chamamos aqui, já as comi assim, mais no Brasil elas levam coco e queijo também, as suas ficaram lindas.
Um natal feliz para você e sua família, bjos!

turbolenta disse...

Passei apenas para desejar Boas Festas.Não teço comentários ás receitas, pois não as li. Voltarei com mais tempo.
beijos

Tangerina disse...

Ameixinha, Muito obrigada pela mensagem de parabéns que deixas-te lá no blog ;) Isso de eu ser como o vinho do Porto é mto simpático!!

Adorei as queijadinhas mas gostei mais ainda da estória ;)

Beijinhos Grandes e Bom Natal,
Carlota

Lilly's Recipes disse...

Passando para te desejar um Feliz Natal junto daqueles que mais amas.

Bjs

Catarina Nogueira disse...

minha mae tem uma receita parecida com esta que sempre adorei mas nunca fiz... tenho de a procurar...

Paladares da Isa disse...

Feliz Natal para ti e para a tua familia!!!!

Bjocas

Su7i disse...

Essas tuas queijadas têm melhor aspecto do que as que vejo em Sintra. Sabes, Sintra fica perto da quinta e por isso vou lá muitas vezes, mas empanturro-me com os travesseiros e nunca como queijadas... Beijinhos e bom Natal que não vais comemorar, pelos visto, de qualquer modo que tudo te corra muito bem!

Unknown disse...

Oi querida!
Desejo a você e toda sua família um Natal iluminado com as cores da paz!

FELIZ NATAL E UM PERFEITO ANO NOVO!!

Bjs

Gisela disse...

Eu adoro queijadas e as tuas ficaram fantásticas.
Um grande beijinho e

Feliz Natal para ti e restante Familia

ameixa seca disse...

Obrigada meninas :) Bom fim de semana!

Valentina disse...

Até eu já ri. Que graça! E que lindas. Tenho que prová-las quando for a Sintra.

ameixa seca disse...

Valentina, estas não são de Sintra mas garanto que são boas :)

Claudia disse...

Olá, quis visitar teu blog, conhecer teu espaço e retribuir o comentário.

Me perdi por essas queijadas, preciso experimentar. Eu amo queijadinhas de coco que, pela receita, nada mais são do que essas mesmas de leite com coco ralado seco ao invés de farinha de trigo. As tuas ficaram lindas demais.

Abraços até a volta.

C.

ameixa seca disse...

Claudia, obrigada. Acho que com o coco ainda ficariam melhores já que é um sabor que adoro :)