sábado, 9 de abril de 2011

Bacalhau às postas


O Alessander, dono do blog Cuecas na Cozinha, pediu-me que sugerisse um prato de bacalhau para esta época do ano já que, segundo ele, a Páscoa é uma boa desculpa para comer bacalhau no Brasil. Em Portugal, feliz ou infelizmente, não precisamos de boas nem más desculpas para comer esta especialidade :)
Apostei numa receita tradicional da zona de Viana do Castelo, que vi no livro "Cozinha Tradicional Portuguesa" de Maria de Lourdes Modesto, que já tencionava fazer há algum tempo. Obrigada Alessander por teres dado um empurrãozinho que me levou a fazer esta receita mais cedo do que eu contava. Podem dar uma espreitadela no Cuecas na Cozinha para visualizar a publicação que ele fez.


Ingredientes:
4 postas de bacalhau
4 dl de azeite
2 cebolas
6 dentes de alho
1 dl de vinho maduro branco
1 colher sopa de colorau
800 gr de batatas

Preparação:
Põe-se o bacalhau de molho, escorre-se, enxuga-se e frita-se em azeite.
À parte faz-se uma cebolada, cozendo em 2 dl de azeite as cebolas cortadas às rodelas finíssimas com o alho picado. Quando a cebola estiver translúcida, rega-se com o vinho branco e tempera-se com pimenta e o colorau.
Dispõem-se as postas de bacalhau no prato de serviço e cobre-se com a cebolada. À roda do bacalhau dispõem-se as batatas cortadas às rodelas e fritas no azeite que serviu para fritar o bacalhau.

Bom fim de semana a todos!

53 comentários:

Cininha disse...

se é de viana não sei, mas que a minha sogra fazia isso muitas vezes há fazia e ficava bem bom :-) frito é sempre bom ainda que seja um veneno pró castrol :-)

Sylvia disse...

Uma otima sugestao Ameixinha, estava pensando mesmo em que fazer e se fisesse bacalhau de que maneira. Pena que o bacalhau que chega aqui nao é tao bom como o de vcs e meio magrinho o daqui ..hahha Fazer o que....

Margarida disse...

Ameixa, esse bacalhau é delicioso, tb o costumo fazer algumas vezes aqui em casa e é da zona de Viana do Castelo sim!!

O teu está fantastico

Beijinhos

argas disse...

Que bela refeição!!

"Manjares da Manu" disse...

Bela receita!!!
Bem apetitosa!!!

Bjs...

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha adoro bacalhau frito, ainda esta semana fiz, mas um pouco diferente do teu, eu junto tomate(polpa)pimento vermelho, vinagre e "picales" o que prvávelmente lhe dará outro nome, mas para mim é sempre bacalhau frito, seja de que zona for.
Esse teu está bem bonito.

Sara Ramos disse...

Que delicia... bacalhau é tão versátil, adoro adoro adoro. Beijocas

»¤Þ䵣䤫 disse...

Bom dia Ameixinha, é verdade mesmo, na época da páscoa aqui no Brasil o povo come bacalhau, é que o preço aqui comparado ao valor das outras carnes (boi, frango) é muito, mais muito maior! kkkkk... Ficou super lindo e apetitoso seu prato! Beijos e um ótimo final de semana!

A Paixão da Isa disse...

para mim desde que seija bacamhau tudo bem nao faz como eu adoro e o teu ficou 5* beijinhos e bom fim de semana

Josy disse...

Ai Ameixa, se eu pudesse ficaria em Portugal por 1 mês só pra comer bacalhau todos os dias e pra conhecer esse lindo país. Adoro adoro demais bacalhau, mas como aqui é muito caro e não tem a qualidade que tem ai, come-se em épocas assim, Páscoa, sexta feira santa, etc.e a um preço escandaloso de caro. Seu prato ficou maravilhoso, ótima sugestão ...bjos amiga um lindo final de semana

Raquel disse...

Delicioso! Adoro bacalhau e sinto-me sortuda por poder comê-lo sempre que me apeteça. :)

Marly disse...

Por cá também não precisamos de desculpas para comer este peixe delicioso. Mas na Páscoa há quem não coma carne, daí... rsrs.
O teu bacalhau é uma opção diferente, uma boa alternativa para os pratos de sempre.

Um beijo e bom fim de semana!

Unknown disse...

ESTOU BABADA!!!!!!!! bacalau..meu Deus que bom..

bjus
Cila

Anónimo disse...

Quando vou a Portugal n passo sem horas a folhear este livro, é a nossa Biblia culinária. Adoro bacalhau de todas as formas, mas esta receita deixou-me verdadeiramente de água na boca.

Bom sábado!

bjs

Paula disse...

Que saudades do bom bacalhau, aqui não se vende mas às vezes lá recebo uma encomenda da minha mãe com umas postas que eu tento fazer render ao máximo. Esta receita parece-me deliciosa, fácil de fazer e algo que o piolho cá de casa deve gostar também. Quando voltar a receber bacalhau pelo correio vou experimentar fazer assim.

Gisela disse...

Da maneira que eu e a Bia gostamos de bacalhau, esta receita é perfeita para nós, o pai não aprecia bacalhau em posta, mas vai ter que se aguentar. Esta semana vou fazer.
Um beijo grande e bom fim de semana

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Há um restaurante aqui ao pé de minha casa que tem esse prato como prato do dia ao Domingo. Chamam-lhe Bacalhau à Minhota e é óptimo. Cá em casa o bacalhau é mais coisa de Natal, eu até gosto, mas o António é pouco amigo do fiel amigo hehehehe

Cidália disse...

Adorei... gosto muito de pratos de bacalhau! Ainda hoje o meu almoço foi uma açorda de bacalhau...
Beijinhos

Isabel Salvador disse...

Muito boa a sugestão Ameixinha gostei muito,temos tantas receitas de bacalhau...bjokinhass

ameixa seca disse...

Alcina, de Viana pra o mundo :)
Sylvia, antes magro que nenhum :)
hannah, Argas, Manu, Sarinha, Isa, Raquel, Cila, Belinha, obrigada :)
Bóbora, tu rebentes com a tabela do colesterol he he
Paula, aqui ele também não é muito barato. Imagino aí :)
Josy, acho que era capaz de enjoar de bacalhau ;)
Marly, carne eu dispenso comer quase todos os dias he he
anasbageri, é um dos grande livros de culinária tradicional. O mais antigo aqui de casa :)
Paula, receber correio com cheirinho a bacalhau deve ser o máximo :)
Gisela, bacalhau em posta é que é bom :)
Moira, aqui em casa somos fiéis a este amigo e Viana é Minho, logo o “à Minhota” está muito bem dito :)
Cidália, açorda nunca fiz, prefiro uma posta :)

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, falou em bacalhau e meu estômago ronca...!!!
Fiquei a babar na receita!
Beijos!

Raspas de Laranja disse...

O nosso delicioso Bacalhau de Cebolada, com a típica batata à rodela!!! Uma maravilha. Eu faço poucas vezes porque detesto o 'chiqueiro' que fica no fogão, mas gosto muito. :))

Andréa Santana disse...

Ameixa,
bacalhau é um prato indispensável, principalmente na semana santa, esse seu prato está divino e a receita nem se fala,simplesmente maravilhosa!

Beijinhos,
Andréa...

Akemi disse...

Não sei o que é pior, no Japão ter dinheiro mas não encontrar bacalhau salgado ou no Brasil, ter bacalhau mas não ter dinheiro!!! rsss
Resta-me ficar babando neste prato, Ameixinha!
Bjss

Bombom disse...

Adoro Bacalhau de todas as maneiras! Esta receita foi uma óptima escolha, para quem tem "bons fígados", he,he, o que não é o meu caso. Mas fiquei a salivar só de ler o teu post!!! O livro que referes da Maria de Lurdes Modesto, a "Bíblia" como alguém lhe chamou, é realmente uma preciosidade. E os pratos do Minho (e todo o Norte de Portugal) são de se lhe "tirar o chapéu"! Obrigada, Ameixinha, por nos teres trazido tão boas referências. Bjs. Bombom

Rita Baptista disse...

Olá:

Infelizmente comemos muito bacalhau e abaixo do tamanho mínimo (tamanho da primeira reprodução) o que está a levar à sua extinção. Estima-se que daqui a 10 anos o bacalhau desapareça se continuarmos a comê-lo sem nenhum controlo. Solução: comer só nas épocas especiais para que os nossos filhos e netos possam provar este petisco.

beijinhos
rita

São Ribeiro disse...

ADORO ESSE PRATO DE BACALHAU É MESMO UMA DELICIA, FOI UMA ÓTIMA SUGESTÃO.
BJS

ameixa seca disse...

Lourdes, São33, obrigada :)
Zé, esse é o único mal mas vale bem a pena :)
Andréa, já percebi que sim, aí não pode faltar nesta altura :)
Akemi, você devia ter vindo para Portugal he he
Bombom, aqui em casa parece que os fígados vão sendo resistentes... é pior quando a cebolada leva vinagre, esta é feita com vinho, já apazigua um bocadinho o orgão ;)
Rita, por isso eu escrevi: "Em Portugal, feliz ou infelizmente, não precisamos de boas nem más desculpas para comer esta especialidade :)"

Sandra G disse...

Este era um prato que a minha mãe fazia muito, eu adorava.

bJS

Fabiana disse...

Ameixa,
É verdade....bom, pelo menos aqui em casa é assim, só nos lembramos do bacalhau nessa epoca da Páscoa.
Mas os hábitos vão mudar com as visitas constantes nos blogs dos amiigos de Portugal.
Bela sugestão.
beijos

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Hummmmm!!!! Deu agua na boa, aqui em casa adoramos bacalhau!
Tenha uma linda semana,
Fernanda

Anónimo disse...

Oi adorei teu blog e a receita, nem se fala. Estive em Braga em fev. amei a cidade, muito linda. Já estou seguindo teu blog, muitas felicidades. Aparece no meu blog eu sou a Nivia do blog tecidinho.

M. disse...

Hummmmmmm, que bacalhau apetitosíssimo!!!! Ficou tudo com uma cor óptima!
Beijinhos, boa semana!
Madalena

Susana Antunes disse...

E sai mais uma sugestão de bacalhau....
Cá por casa é sempre bem recebida....
Esta tem uma cara deliciosa... ;)
Obrigado por partilhares...
Beijinhos nossos...

moranguita disse...

pois nao la em casa tamebm nao e preciso qualquer desculpa para comer assim um bom prato de bacalhau
este entao ja comi la no norte e e tao bom:-)
beijinhos

Natália Eleutério disse...

Não consigo resistir a um belo prato de bacalhau como esse que nos apresentas, bjs.

Cláudia Marques disse...

Comi esse bacalhau (aliás, um parecido...) mas não foi em Viana, foi mesmo em Braga :) e é uma delíiiiiicia! Já foi há uns anos, e ainda me está a saber bem! :) Adorei, agora fiquei completamente "augada".

bjs

ameixa seca disse...

Sandra G, é muito bom :)
Fabiana, aqui é hábito comer cabrito ou borrego :)
Fernanda, M, Familia Antunes, obrigada :)
Nivia, espero que tenhas comido bom bacalhau por aqui :)
Moranguita, aqui alimentamo-nos bem. Aliás, o país todo tem uma gastronomia estupenda :)
Nani, é mesmo difícil :)
Cláudia M, tens que cá voltar :)

Margarida disse...

A foto diz tudo e eu não vou descansar enquanto não fizer esse bacalhau! Realmente a nossa cozinha vale ouro! beijinhos

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Que delicia de bacalhau... E pelas fotos de certeza que ficou uma delicia, então acompanhado por uma salada hummmm.... Ja andei a ver as novidades nesta gulosa cozinha : )

Beijinhos

Meu Canto Na Cozinha disse...

Hummmm
Que prato maravilhoso!!
Eu amo bacalhau, pena nao estar morando no Brasil, essa realmente eh a epoca perfeita pra comer essa delicia!!! Na minha familia, no brasil, tbm gostamos de fazer no natal rssss - Amei a sua receita!! Facil e realmente parece deliciosa, vou publicar no meu blog com mto carinho e todos os creditos pra vc, claro se vc me autorizar.
Obrigada, beijos
Patricia

Helena disse...

Uma boa escolha D. Ameixa ;)
Esse prato ficou muito bem composto, gostava que fosse meu hoje ao almoço.
Beijo

® disse...

Mas quem consegue fazer bacalhau e algumas iguarias como as portuguesas?
E vamos combinar q comer c esse sotaque ' ora poixx ' é muuuito mió!! =D
Um bejim procê minha flor!

Os Olhos de Alice disse...

hummm que delicia...quero entrar no computador pra provar!!!
beijo

Nani disse...

Nossa que delicia, peninha que bacalhau aqui anda o olho da cara!
Beijos

ameixa seca disse...

Margarida, o rebento até vai dar pulos de alegria :)
Catarina, obrigada :)
Patricia, claro que sim, desde que tenha os devidos créditos :)
Helena, gostava eu de partilhar mais vezes almoços contigo :)
Vinni, tenho uma novidade para você: nós não dizemos "ora pois" he he
Alice, quem me dera conseguir fazer isso :)
Naninha, e nesta época ainda devem abusar mais do preço :)

conceicao disse...

Não sabia que era típico de Viana, mas que é bom lá isso é.
Bjs

Rachel disse...

Eu que sou fã de um bom bacalhau, já anotei aqui mais essa receitinha para os meus arquivos.
Penso que o sabor fique inigualável com essa preparação!
Agradeço a partilha!
Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Conceição, diz que sim :)
Rachel, espero que gostes :)

Meu Canto Na Cozinha disse...

Ameixa,
Obrigada por compartilhar essa receita maravilhosa.
Segue o link que publiquei no meu blog, com muito carinho e vontade imensa de um dia poder fazer essa receita
http://meucantonacozinha.blogspot.com/2011/04/bacalhau-as-postas-do-blog-canela-moida.html
Beijos
Paty

ameixa seca disse...

Patricia, obrigada :)

Salsa Verde disse...

Adoro bacalhau e este teu prato ficou lindo!! Acho que nos representaste lindamente e que o Alessander deve ter amado a sugestão!!
Beijinhos grandes,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, espero que sim :)