domingo, 22 de maio de 2011

Bolo de limão e lavanda



E pensar que, se o mundo tivesse terminado ontem, este bolo - e mais não sei quantas dezenas de receitas em lista de espera - teria ficado por publicar :) O mundo não terminou, continua as whe know it, e eu até tenho pena, porque há coisas neste mundo que mereciam a destruição total para todo o sempre. Este mundo, sem dúvida alguma, não é perfeito e nós também não somos. Mas, eu lá tento dar o melhor que posso de mim, o melhor que tenho e posso transmitir e, esta receita que veio do blog Whisk.Flip.Stir, é uma delas. Viver neste mundo só vale a pena quando há uma fatia de bolo para saborear e uma gargalhada sincera para compartilhar.

Ingredientes:
1 colher (sopa) de lavanda seca
4 chávenas de farinha
1 colher (sopa) de fermento
1/2 colher (chá) de bicarbonato
1/2 colher (chá) de sal
230 g de manteiga à temperatura ambiente
2 1/4 chávena de açúcar
3 colheres (sopa) de raspa de limão
5 ovos
1/4 chávena de sumo de limão
1 chávena de iogurte

Glacê:

1 chávena de açúcar em pó
2 colheres (chá) de raspa de limão
2 colheres (sopa) de sumo de limão
1 colher (chá) de lavanda seca
1 pouco de leite ou natas (opcional)


Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180º C. Unte uma forma de buraco. Peneire a farinha, sal, fermento e bicarbonato para uma tigela, junte a lavanda, misture e reserve.
Combine a manteiga, açúcar e a raspa de limão noutra tigela e bata por 5 a 8 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Adicione lentamente o sumo de limão e bata por mais 1 minuto.
Junte 1/3 da mistura de ingredientes secos. Incorpore e junte metade do iogurte. Incorpore na massa e repita novamente, terminando com a mistura de secos.
Coloque a massa na forma, alise a superfície e bata com a forma no balcão para retirar as bolhas da massa.
Leve ao forno por cerca de 1 hora e 10 minutos ou até que o topo esteja dourado e um palito saia limpo. Retire, deixe arrefecer e desenforme. 

Para o glacê, peneire o açúcar, adicione a raspa e o sumo de limão. Mexa. Se necessário, junte um pouco de leite, mexa e coloque por cima do bolo. Enfeite com a lavanda e sirva.

Notas:
Fiz apenas metade da receita e deu um bolo grande. Não podendo dividir 5 ovos em metade, usei 3.

Aproveito para relembrar que, muito em breve, teremos encontro no Porto e outro em Lisboa. Não vai ser o fim do mundo, mas vai estar muito lá perto ;) Quem quiser fazer parte deste acontecimento, é favor entrar em contacto pelo e-mail e, já agora, aproveito para pedir que, quem já se mostrou interessado, confirme a sua presença, ok?

Bom início de semana!

64 comentários:

Raspas de Laranja disse...

Que aspecto, ficou lindo. Ainda há para mim? Bjs e até sabado.

Nani disse...

Essa fatia de bolo cortado, que tentação! Me deu tanta vontade de comer essa fatia, pena que você está tão longe!
Ainda bem que o mundo não acabou mesmo, senão agora eu não estaria me imaginando devorando este teu bolo! E concordo com você, tantas coisas ruins deste mundo que mereciam ser destruídas...
Beijos

Raspas de Laranja disse...

Ena... há que séculos que não era a primeira! Será que acabou o mundo e nós não sabemos. lol

Isabel Salvador disse...

Muito bom aspecto amiga e que delicia mesmo...uma coisinhas assim vale bem a pena não acabar o mundo heheheehee,,bjokitas

Abóbora Amarelinha disse...

Ele ficou lindo, mas............outra vez sabonetes? hehehe
beijinhos

Marly disse...

Ameixinha,

A aparência do bolo é simplesmente deliciosa! Dá pra ver que a massa é úmida e o iogurte e o limão devem dar um sabor e consistência maravilhosos! Eu também acho que há coisas neste mundo que bem merecem a destruição total, rsrs.

Um beijo e boa semana!

Sara Ramos disse...

Que lindo bolo, a textura ficou perfeita... mesmo ao meu gosto... :) Onde se arranja lavanda seca? Beijocas*****

ameixa seca disse...

Zé, já estás a revelar pormenores secretos ;)
Nani, a maioria são ruins mesmo e eu adoraria que essas acabassem de vez :)
Belinha, obrigada :)
Bóbora, é porque eu sou uma gaja lavadinha por dentro e por fora. O bolo pode ser feito igual mas sem a lavanda :)
Marly, bolo com iogurte e limão é sempre bom, a lavanda veio ajudar :)
Sarinha, a que eu tenho veio das Américas mas já me disseram que nas ervanárias é capaz de se arranjar :)

Unknown disse...

Também gostei do bolinho, e também fiquei curiosa quanto à lavanda, mas já vi satisfeita a minha curiosidade!
Beijinho

Cidália disse...

Bem esse bolo deve ser delicioso, ficou com uma textura húmida, mesmo ao meu gosto.
Beijinhos

Luisa Alexandra disse...

Gostei imenso da mistura de sabores que usaste no bolo, certamente resultam na perfeição!

Pracinha do tempo disse...

E imaginar o cheirinho a lavanda a espalhar-se pela casa.
Tenho alguma em flor no jardim, estive a olhar para ela ontem e a pensar se não daria para secar e como fazer, hoje vejo estas fotos e fiquei a babar, quando chegar a casa logo vou apanhar a minha e inventar de a secar...

Quando descobrires o botão para acabar com algumas coisa neste mundo, avisa que também quero um para mim...
Bjs

Sylvie Luzio disse...

eu tenho uma teoria,o mundo acaba para quem morre..se conseguisemos prever ..era tudo mais fácil...ou não...
em relação ao bolo...ficou como de costume ..mais uma delicia das tuas..bjs*

Ana Rita Marreiros disse...

Eu nem sabia que era ontem que o mundo iria cabar.Olha morria sem saber porquê, ainda melhor!!1
Mas como ainda cá andamos vamos nos regalando com os teus bolinhos!!!

Bjoka
Rita

Patricia Scarpin disse...

Eu estava super por fora do assunto, só soube depois. :D

Que bolo lindo! A forma é linda tambem. Adorei os sabores!

xx

Rachel disse...

Você está coberta de razão...há mesmo muitas coisas nesse mundo que mereciam o extermínio total!

Seu bolo está de dar água na boca, a massa úmida e fofa faz imaginar o sabor e perfume...delícia!

Ainda nessa semana vou publicar uma receitinha que fiz ontem e foi partilhada por você, eu e meu marido adoramos...aguarde...rs!

Bjuss e ótima semana para você!!!

Érica disse...

Me deu água na boca de ver essa fatia de bolo.

Sandra G disse...

Concordo plenamente, uma fatia desse bolo e uma gargalhada finda do coração é um remédio para a tristeza.

Bjs

Mónica Silva disse...

Ameixinha olha o bolinho ficou excelente!

Vou-te já enviar mail para o resto que fazes questão de lembrar no blog :)

Beijinho

Tuquinha disse...

Perante uma fati dessas não há fim do mundo que aconteça...heheh
fabuloso
Beijinhos e boa semana

www.sosimplesassim.com.br disse...

Que delícia!
PArabéns pelo blog, sempre com deliciosas receitas.
Aproveito para convida-la a conhecer o meu blog , o www.sosimplesassim.blogspot.com. Espero que goste.
Bj,
Lylia

Andréa Santana disse...

É muito engraçado o que o homem quer prever se nem Jesus sabe o dia nem a hora somente o pai.
Mas sua receita amiga ficou divina, imagino o sabor e aroma, hummmmmm!!

Um grande beijo,
Andréa....

Anónimo disse...

Minha querida,
Uma receita deliciosa e acompanhada de palavras sábias, gostei imenso deste teu post.

bjs e uma excelente semana!

M. disse...

Que lindo bolo, por fora e por dentro! Ao encontro do Porto irei se for mesmo próximo do fim do mundo ;)
Beijinhos,
Madalena

Fer Guimaraes Rosa disse...

super delicia de bolo! você sabe que nem vi a hora marcada pro mundo acabar passar, de tào ocupada que estava? e teve gente que se demitiu do emprego, gastou todo o dinheiro, que bando de idiotas! agora vao ter que continuar vivendo...... afe! :-)

Angela Escritora disse...

Que beleza! Ah.. one é que encontro lavandas?

ameixa seca disse...

Retrato a Sépia, Cidália, Luísa, Érica, obrigada :)
Mónica, acho que dá para secar as florzinhas, não sei bem como mas se as deixares ao ar, com o calor que está, secam num instante. Também as podes usar assim frescas :)
Vivie, ai acaba de certeza absoluta :)
Ana Rita, ontem não, no Sábado. Este bolinho foi publicado ontem :)
Pat, não fosse o Twitter, eu nunca saberia :)
Rachel, vou aguardar pra ver. Obrigada :)
Sandra G, não há nada melhor que uma gargalhada e, se forem histriónicas como as minhas, então é que é ;)
Monisilva, já está meio resolvido. Vamos lá ver se a coisa roda ou não he he
Tuquinha, podes ter certeza :)
Lylia, obrigada pela visita. Assim que tiver oportunidade vou retribuir :)
Andréa, e esse profeta diz que estudou a Biblia por 70 anos. 70 anos perdidos, né? Ninguém sabe, ninguém!
Anasbageri, fico feliz. Obrigada :)
M., fiquei sem perceber se ias ou não :)
Fer, era ás 18, horário da Califórnia. O suposto profeta mora pra esses lados ;) Há sempre gente que fica louca. Eu tenho uma tia que ficava doente só de falar que estava pra chegar o ano 2000 :)
Angela, aí eu não sei. Aqui já me disseram que algumas ervanárias têm :)

Inês Ginja disse...

Ainda bem que o mundo não acabou! Para podermos continuar a ver as tuas maravilhosas receitinhas e prová-las também! Há tanta coisa que ainda temos de fazer, provar, compartilhar que era mesmo uma pena... este bolo está lindo! a forma é linda. a textura agrada-me. e deve ser tão perfumado. maravilha. beijinhos.

AndreaDomingas disse...

Anotado!

Bjs

Josy disse...

Ameixa, como dizia meu pai, o mundo acaba para quem morre, se bem que acredito que haja outro lado da vida, mas enfim, só Deus sabe, quem somos nós para adivinhar o futuro né?? Agora o que acabou mesmo foi esse seu bolo né? Aposto que não sobrou um pedacinho sequer, por que está simplesmente lindo, a textura macia. Adorei..bjos uma linda semana pra vc

Marceli disse...

Uia.. vou fazer essa receita, parece ótima!

Parabéns pelo blog e pelo conteúdo!


Bjs,

Marceli
http://dicadelivro.com.br/

"Manjares da Manu" disse...

Impossível comer só uma fatia!!!

Bjs...Boa semana!!!!

paty disse...

Hummmm que delícia de bolo , ficou de certeza uma maravilha, já levava um pedacinho para mim :))
beijinho e boa semana.

Salsa Verde disse...

Olá amiga,
Pois ainda bem que o mundo não acabou e pudeste partilhar connosco esta maravilha. Vou ter de experimentar este bolo pois parece mesmo divino!!
Beijinhos grandes,
Lia

Xana Bértolo disse...

Imagino o sabor desse bolo... hum... olha e a textura está fabulosa...

Natália Eleutério disse...

Fico a imaginar o sabor que a lavanda dá ao bolo, eu adoro o cheirinho da lavanda, bjs.

Susana Gomes disse...

Eu só soube que o mundo ia acabar depois de não ter acabado! :)
O bolo sei que já acabou porque senão já devia estar transformado em múmia. Mas devia ser mesmo, mesmo, mesmo bom!
:)
Beijinhos

Nela disse...

Que belo bolo k ficou, e faço ideia o cheirinho k ficou pela casa inteira. Boa semana beijoquinhas.

Lourdes Sabioni disse...

São dois desejos que gostaria de realizar:
-Provar do teu bolo
-Ir a este encontro
Pois que eu sou teimosa e espero a próxima oportunidade!
Beijos e ótima semana!

conceicao disse...

Um bolo que com aspecto excelente, sabia bem uma fatia.
Bjs

ameixa seca disse...

Ginja, a forma é de bolo bundt, são as mais bonitas que existem :) Obrigada!
AndreaDomingas, espero que te agrade :)
Josy, digamos que o bolo morreu mas há sempre a oportunidade de ser ressuscitado, é só fazer novamente ;)
Marceli, depois diga se gostou, ok? :)
Manu, concordo :)
Paty, Xana, Nela, Conceição, obrigada :)
Lia, espero que gostes :)
Nani, se gostas do cheirinho, vais gostar do sabor :)
Gasparzinha, melhor assim, não saber :) O bolo foi-se, claro!
Lourdes, nunca se sabe, né? Eu espero que sim :)

Filipa disse...

E nós gostamos de ti assim: perfeitamente imperfeita. Como nós. Como eu. Como o comum dos mortais. E se trouxeres bolo de limão e lavanda tanto melhor! Um beijinho

Unknown disse...

Ameixinha,
Tens um selinho no meu blog.
Beijinho grande!

ameixa seca disse...

Filipa, essa agora é boa. Vamos ver se ficas com a mesma opinião depois do que aí vem ;)
Retrato a Sépia, obrigada :)

Sandra Reis disse...

Olá Ameixinha
Passei ontem aqui para me apresentar para vc e para comentar esse maravilhoso bolo e o fato do mundo não ter acabado, mas o Sr. Blogger não me deixava...rsrs
Ainda bem que hoje tudo parece estar normal (será???) e posso deixar aqui meu comentário de que gostei muito desse seu espaço e de como vc se apresenta.
Ficarei feliz em te receber lá no meu Caldeirão

http://massalanovamente.blogspot.com/

beijos do Brasil

ameixa seca disse...

Sandra, o blogger anda maluco, não ligues :) Obrigada pela visita e pelo comentário!

TREMENDITA disse...

Lindo este blog, conheci-o a traves do blog de Maria Dá Graça e é muito lindo , receitas espectaculares qu eme chega o cheiro de tê-las cocinado, e sobretudo vindo desse grande pais irmão, Portugal irmão.
Encanta-me teu blog e fico como seguidora e te convido a que visites minha blog que tem de todo um pouco sobretudo cocina.

tremendita-tremendita.blogspot.com



Behijos

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, obrigada por apontar os erros...Eu quis postar sozinha sem ajuda da Nana e ficou esta meleca...KKKKKK!!! Aos poucos vou aprendendo.
Pena que este prêmio não pode sair do Brasil, a alfândega não deixa. Se pudesse eu te mandava um sem sorteio, viu? Sabes que te adoro.
Beijos, Lourdes.
www.nacozinhadalu.com.br

Belocas disse...

Fiquei surpreendida com este bolo. Nem sabia que lavanda também se usava para fazer bolos. Tenho que procurar quando for a Lisboa, porque aqui.....
Um grande beijinho

Receitas ao Desafio disse...

Concordo plenamente com a fatia de bolo e a gargalhada sincera. Um verdadeiro hino à amizade e ao convívio.
Bjs
Patrícia

ameixa seca disse...

Tremendita, gracias por tu visita, bienvenida :)
Lourdes, eu consegui entender o texto apesar de estar cortado na margem esquerda ;) Com o tempo tudo melhora, né? Boa sorte com o sorteio e que vá parar a mãos que o estimem ;)
Belocas, lavanda usa-se em quase tudo, bolos, tartes, queques, gelados e etc :) Eu adoro!
Patrícia, obrigada pela visita e pelo comentário :)

Raquel Alabaça disse...

Que linda cor tem o bolo, o sabor posso imaginar e já não é mau!

Bjs

Catarina Collins disse...

Ameixinha,
Que delicia que não deve ter ficado esse bolinho... Ja estou a imaginar o sabor e o aroma da lavanda pela casa : )

Beijinhos!

ameixa seca disse...

Rachel, se tiveres lavanda e limões é só fazer :)
Catarina, obrigada :)

Gisela disse...

O mundo não acabaria sem eu ver este bolo, que já acabou, mas a receita fica muito bem guardada para uma próxima.
Um beijinho grande

ameixa seca disse...

Gisela, ainda bem que não acabou :)

Helena disse...

Uma textura que convida a degustar....
O casamento parece perfeito, se é que existem....
Um beijo

ameixa seca disse...

Helena, na culinária existem... os outros é que já não sei :)

Valentina disse...

Ah menina, nem soube até a data passar. Ai, ai. Adorei este bolo. Ando procurando receitas com lavanda faz tempo. Puxa, este encontro..quisera poder ir.x

ameixa seca disse...

Valentina, quando vieres a Portugal não te esqueças de avisar que nós organizamos um encontro só para ti ;) Adoro lavanda!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Realmente seria uma pena o mundo ter acabado sem experimentar esse bolo!
Amei, ficou perfeito! Vou anotar a receita e experimentarei em breve.
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Léia, espero que gostes :)

Silvia disse...

Huuum!!! Isso é dos deuses, vou fazer essa receitinha de bolo com lavanda!Para mim é uma novidade. O seu blog é maravilhoso.

ameixa seca disse...

Silvia, obrigada. Espero que gostes :)